Lewis Hamilton volta a vencer desta vez na China

China2014

Depois de um fenomenal GP do Bahrain no que toca a emoção e ao interesse este GP da China foi quase o oposto, também não podemos exigir que todos os fim-de-semana tenhamos algo semelhante ao que aconteceu no Bahrain. Os circuitos asiáticos continuam a estar em destaque mas pelas piores razões. Depois de no ano passado, na Coreia do Sul, termos visto um safety car ter entrado em pista no meio da corrida sem que ninguém tenha sinalizado nada. No domingo voltamos a ver mais uma situação caricata, onde a bandeira quadriculada foi mostrada uma volta mais cedo do que normalmente deveria acontecer e por diversas vezes as bandeiras azuis foram mostradas aos pilotos errados.

start-shan-2014-p-886x590Mercedes: São 4 corridas e 4 vitórias da Mercedes e a sua terceira dobradinha da época. Depois de um domínio quase imparável daRedBull chegou a vez de a Mercedes tomar conta da hegemonia da F1. Novamente, Lewis Hamilton foi o mais forte e com vitória na China alcançou 3 vitória consecutiva esta época colocando como o principal favorito a vencer o campeonato do mundo se o inglês conseguir manter o ritmo que vem realizando desde o início da época. Na China voltou a dominar ao seu belo prazer sem nunca ter o seu primeiro lugar em causa já Nico Rosberg foi mais discreto, não podemos dizer que fez uma má corrida para conseguiu recuperar varias posições durante a mesma, mas o tempo que demorou a recuperar e a incapacidade de incomodar o seu colega de equipa são de certa forma preocupantes.

ferr-alon-shan-2014-22-886x590Ferrari: Ele sempre ele a trazer a Ferrari ao de cima, não existe palavras para descrever esta terceiro lugar de Fernando Alonso na China. Apenas surpreendido, acho que eu nem ninguém esperava uma tal performance quer do Ferrari quer do espanhol. Já kimi voltou a estar lá muito para trás durante grande parte da corrida, recuperando e terminando assim no 8º lugar. Nos últimos dias tem-se falado que o finlandês não está adaptado ao carro, esperamos para o bem dele que isso acontece uma mais rapidamente possível. Porque se a época da Ferrari está a ser má a do Kimi começa a ser desastrosa.

 

redb-vett-ricc-shan-2014-4-886x474RedBull: A demonstrar que afinal o carro não era tão mau como se pensava, desta vez não houve pódio para a equipa de bebidas energéticas porque um inesperado Ferrari se intrometeu na luta. Ricciardo voltou a ficar a frente do seu colega de equipa e novamente ficou no 4º lugar, impaciente para fazer o seu primeiro pódio “legal” na F1, se a corrida tivesse mais umas voltas Ricciardo provavelmente teria ultrapassado Alonso. Já Vettel mostrou-se algo insatisfeito com a estratégia adoptada pela equipa quando viu um Caterham lhe passar a frente, mostrou também que não gosta de ordens de equipa quando lhe convém, na Malásia em 2013já tinha desrespeitado as ordens da equipa no famoso, Multi 21, e desta vez voltou a faze-lo ao não deixar passar Ricciardo a frente o que provavelmente fez o australiano perder o seu lugar no pódio.

forc-pere-shan-2014-41-886x590Force índia: O andamento não foi o mesmo que em Bahrain, nem se esperava, mas lá voltaram a marcar os seus pontos para o mundial e construtores o que para uma equipa como a Force índia é sempre de relevo. Nico Hulkenberg voltou a fazer uma boa corrida terminando na sexta posição que se viu em risco depois de ser praticamente sufocado pelo Williams de Bottas no final da corrida. Perez tentou se redimir da qualificação e até não esteve mal, 9 º lugar para o mexicano.

Williams: Voltaram a ser discretos com bastante azar pelo meio, que o diga o Massa. Bottas ficou em 7º estando praticamente toda a corrida a tentar ameaçar a posição de Hulkenberg, sem sucesso. Já Massa, azar e um bocado de confiança a mais ditaram o 15 lugar que obteve, largou muito bem algo que ele faz realmente de forma soberba, mas depois teve quase um erro infantil ou embater com Fernando Alonso, sem danos para ambos diga-se. Depois teve azar na troca de pneus onde viu a sua equipa trazer pneus traseiros diferentes dos dianteiros e perder assim qualquer coisa como 1 minuto e ser relegado para o fim da corrida.

toro-kvya-shan-2014-31-886x711Toro Rosso: As coisas não estão fáceis para o Vergne, é verdade que no inicio da época teve alguns azares com seu carro que o levou a desistir de algumas corridas, mas voltou a ficar atrás do seu colega de equipa, depois de ter andado quase sempre na sombra de Ricciardo nas anteriores épocas o francês que necessita rapidamente de se mostrar para que para o ano assegure um lugar na F1. Já o Kvyat voltou a pontuar, novamente no 10 lugar, mas pontuou que é o mais importante, afinal não é tão mal como se pensava.

McLaren: Novamente não pontuaram, talvez paire ai o fantasma da época passada mas a verdade é que a equipa britânica tem de mudar o jogo a seu favor o mais rapidamente possível. No Bahrain ainda existe a desculpa de ambos os carros terem abandonado, na China não existe desculpa, só o facto de ambos os carros não terem andamento para entrar no top-10. Button no 11º lugar e Magnussen na 13º posição.

lotu-mald-shan-2014-9-886x590Lotus: Melhorias aparentes na Lotus, Grosjean andou grande parte do tempo nos pontos e só acabou por não pontuar porque o carro acabou por ter problemas, obrigando o francês a abandonar e retirar qualquer sonho da Lotus pontuar na China. Pastor Maldonado, 14º lugar, desta vez não fez nenhum acidente!
Sauber: Um pouco como a Lotus, o carro deles em comparação para o ano anterior é como do dia para a noite. Apenas 16º com o Gutierrez que nunca demostrou argumentos para mais em pista. Sutil, abandonou de novo.

 

Marussia: Ficaram a frente da Caterham mas só no papel, já que Kobayashi ultrapassou Bianchi na última volta que não contou para nada, já que veria a ser anulada devido a bandeira axadrezada ser mostrada mais cedo do que deveria ter sido. Chilton, lento como sempre, mas até agora acabou todos os GP’s que realizou.

rosn-hami-alon-shan-2014-6-886x590Caterham: Não é por andarem longe dos primeiros que não haja emoção lá atrás, o japonês esteve bem e perto de roubar a posição de Bianchi. Ericsson continua bastante lento, como sempre e terminou na última posição.

Deixe um comentário